Terapias – Percurso e experiência profissional de Celeste Carneiro

Terapias – Percurso e experiência profissional de Celeste Carneiro

1 de setembro de 2005

Fiz a formação da UNIPAZ, com foco na Psicologia Humanista e Transpessoal, durante 3 anos (1999/2002), com a orientação de Pierre Weil, Roberto Crema, Vera Kohn, dentre outros excelentes profissionais, ingressando no CIT – Colégio Internacional dos Terapeutas, passando a coordená-lo na Bahia e em Sergipe, durante vários anos. Complementei esta Formação com a pós-graduação em Psicologia Transpessoal coordenada por André Luiz Peixinho, sendo que também lecionava e atendia alunos da pós-graduação que teve a parceria com a Escola Baiana de Medicina. Dei aulas nessa pós de 2003 a 2006. Ao mesmo tempo, de 2002 a 2004, fiz a especialização em Arteterapia Junguiana, também com a chancela da Escola Baiana de Medicina, vindo a dar aulas nesse curso a partir de 2007, sendo também supervisora, até hoje. Anteriormente a este curso, já havia feito vários outros sobre Psicologia Junguiana. Membro da Associação Baiana de Arteterapia, fui presidente de 2011 a 2013 e Conselheira da União Brasileira das Associações de Arteterapia.

A partir de 2004 passei a lecionar na pós-graduação em Psicoterapia Transpessoal, em Aracaju – SE, onde, de 2007 a 2009, fiz a Formação em Terapia de Vivências Passadas, com alunos de Roger Woolger, psiquiatras e psicólogos respeitados, de diversos Estados do Brasil. Nesse curso eu também dava aulas em alguns módulos e atendia alunos, sendo monitora nos demais módulos. Este curso hoje tem o nome de Deep Memory Process (DMP) ou Processo de Memória Profunda. Em Aracaju, Norma Alves, a coordenadora, deu um formato próprio, acrescentando outras Disciplinas.

Atendo como terapeuta desde o ano 2000, inicialmente usando os recursos do trabalho que criei para estimular os hemisférios cerebrais (Criatividade e Cérebro) que pode ser conhecido pelos artigos e livros dispostos no meu site (www.artezen.org). É um trabalho com reconhecimento internacional. Iniciei atendendo na Mansão do Caminho, onde atuo até o presente, e junto a uma clínica de psiquiatria. Hoje atendo em um Espaço Terapêutico particular.

Graduada em Artes Plásticas (SP), fui professora de Educação Artística na Rede Pública de Ensino, em SP e em Salvador, até me aposentar em 1999.

Definições:

Arteterapia – é um recurso terapêutico que se utiliza da arte para prevenir e tratar o sofrimento psíquico gerado por diversos fatores. Tem como estrutura básica as teorias da Psicologia como a Psicanálise, a Psicologia Analítica, a Gestalterapia, a Transpessoal, dentre outras abordagens, além do conhecimento e de vivências dos processos da criatividade.

Em 31/01/2013 passou a integrar a lista de ocupações na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Terapia com abordagem junguiana – baseada na Psicologia Analítica criada por Carl Gustav Jung, engloba o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo, estudando os arquétipos, os símbolos, os sonhos, as experiências numinosas, através das manifestações expressivas trazidas pelo cliente.

Terapia com abordagem transpessoal – engloba todas as abordagens psicológicas e vai além, integrando também a dimensão espiritual do ser. Dentre seus criadores, em meados do séc. XX, citamos Abraham Maslow e Stanislav Grof,

Terapia de Vivências Passadas – com foco nas experiências bloqueadoras que se encontram instaladas no emocional e corpóreo e se apresentam no momento presente, a terapia visa atualizar questões e liberar a pessoa para que viva melhor. Divulgada por Roger Woolger, Ph.D. que passou a chamá-la DMP – Processo de Memória Profunda.

Terapia Energética (com quelação) – atende aos níveis mais sutis da pessoa.

Arteterapia em grupo e Supervisão

Artezen
Centro Odonto Médico Henri Dunant
Rua Agnelo Brito, 187, sala 107 – Federação
CEP 40210-245 – Salvador – Bahia – Brasil
Siga-nos nas redes sociais
Artezen - ©2021 Todos os direitos reservados
lucas.rego.designer